venerdì 29 aprile 2011

A língua é viva

As palavras nascem, crescem, evoluem, podem mudar de forma, de sentido e também morrer. A etimologia ajuda a compreender o significado primeiro e profundo das palavras e, consequentemente, ela nos ajuda a usá-las corretamente.

Nós aprendemos e usamos palavras, muitas vezes sem nos darmos conta de que o significado delas foi atribuído, deliberada ou casualmente, no tempo histórico, pelo uso das pessoas, ou como em alguns casos, por uma situação, um acontecimento ou um fato casual, mas significativo para a comunidade.

Uma exceção, que vem confirmar essa regra, está nas palavras que têm vários sentidos, como: manga, linha, pé etc. Se antes de usarmos uma palavra soubermos o seu significado original e sua história, falaremos e escreveremos com mais precisão.

É muito importância de se conhecer as palavras no seu significado primevo. Como não sabemos tudo, nós devemos usar os dicionários, em especial os que trazem informações sobre a etimologia e a história das palavras. Os franceses estão entre os mais interessados nesse tema.

A etimologia é uma ajuda preciosa para compreender o ponto de partida das palavras, seu desenvolvimento ulterior e as modificações sofridas no decorrer a existência de cada termo.

Os valores linguísticos, assim como os outros valores, podem vir a ser gradativos, condicionais, mutantes ou serem perdidos.

A palavra pedófilo do grego, παίς, παιδός = criança, + φίλος = amigo, é um exemplo perfeito do que estou afirmando, pois etimologicamente no grego clássico, só tinha o bom sentido: simpatia e amizade saudável para com a criança, como a do pedagogo. Só nesses últimos 20 anos pedofilia passou a ter o sentido de perversão sexual. Explico-lhe facilmente: o grego e o alemão são as línguas mais palavrosas e mais lógicas das oito línguas que eu já estudei. O grego tem três verbos para exprimir três nuances do “amor”: ágape = amor doação, caridade; phílos = amor amizade, amor intelectual e eros = amor afetivo-sexual.

No grego clássico, o que hoje chamamos “pedófilo” era chamado de “pederasta”, que vem de “paida” = criança + rasta, termo formado a partir do verbo ’εράω = amo, desejo sexualmente. É desse verbo que vêm: erógeno, erótico, erotismo, erotomania, etc. Hoje o termo pedófilo com o significado de pederasta está etimologicamente deturpado. E será muito difícil corrigir essa deturpação no seu uso.

domenica 24 aprile 2011

A Palavra de Deus e a Vida no Planeta Terra

Nunca se falou tanto em mudanças climáticas como nos momentos atuais. Também jamais se viveu tantos períodos com fenômenos naturais desastrosos como estes ocorridos nos últimos anos: terremoto devastador no Haiti e, não tanto, mas de graves proporções no Chile; chuvas torrenciais e arrasadores em Niterói, Nova Iguaçu, Teresópolis (Rio de Janeiro) e no Crato (Ceará); de novo terremoto assolador no Japão, seguido de tsunami. Enchentes, nevascas, degelo ao redor do mundo. A quem defenda que tudo isso ocorre por causas naturais, mas não há como negar que a ação antrópica está dando a sua contribuiçãozinha ou seria "zona" para que esses fenômenos climáticos e meteorológicos aconteçam e pareçam, cada vez mais ilógicos.

A tese de especialistas, estudiosos e pesquisadores da Organização das Nações Unidas é a de que o homem, o ser humano, melhor dizendo, tem a ver com tudo isso, ao adotar um modelo de produção e de consumo avassalador. Daí a Campanha da Fraternidade desse ano ter a Fraternidade e a Vida no Planeta como tema, cujo lema, é um texto tirado da Carta aos Romanos (8, 22), há cerca de dois mil anos: "A criação geme em dores de parto". Terá futuro a vida no Planeta Terra? "Depende de nós", responde o slogan da Campanha da Fraternidade 2011.

O Evangelho, manual do Novo Testamento, que traz relatos da palavra pregado por Jesus Cristo, durante sua passagem pela Terra, de Mateus (7, 7-12) diz o seguinte sobre o tema:
Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede, recebe, quem procura encontra e, a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pedaço de pão? Ou lhe dá duma cobra, se ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo, portanto, quanto desejares que os outros vos façam, fazei-o vós também a eles. Isto é a lei e os profetas.

É isso. Reflita, pois, como está sua relação com o Planeta, com os outros, com você mesmo, com você mesma e pare um pouco pensar e refletir, para receber e repartir dádivas. Para consumir com parcimônia, observar sempre a Palavra de Deus, no que diz respeito a esse quesito, pelo menos, e contribuir para melhorar a nossa relação com o meio ambiente e, consequentemente, cuidar da Vida no Planeta Terra.

Zacharias Bezerra de Oliveira