giovedì 12 maggio 2011

As palavras e suas origens

Autor de mais de 30 livros, entre romances premiados e outros que versam sobre a etimologia das palavras, Deonísio da Silva, Doutor em Letras pela USP e professor da Universidade Federal de São Carlos, fala sobre "origens e curiosidades da língua portuguesa" em dois livros que não me canso de consultar: A vida íntima das palavras, uma edição de 2002, e a 14a edição revista e ampliada da obra intitulada "de onde vêm as palavras" (2004), na qual ele faz uma extensa e curiosa pesquisa sobre a origem e as mudanças pelas quais as palavras passaram com o decorrer do tempo.

Tendo em vista o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, celebrado em 1990 e consagrado em 2009, no Brasil, e em 2010, em Portugal, cujo período de vigência provisória termina em 31 de dezembro de 2012, estaremos lançando em breve, nosso segundo livro sobre o acordo, agora com as palavras que sofreram modificações com o Acordo e também que mudaram de significado pelo seu emprego ao longo dos tempos.

Para abrilhantar ainda mais nosso trabalho, convidamos o professor e escritor Deonísio da Silva para escrever um texto para a "orelha". Ele já nos deu a resposta: "Vamos colocar um brinco nessa orelha!".

Desde já agradecemos e em breve estaremos anunciando o lançamento do livro em diversas capitais.

Nessun commento:

Posta un commento