martedì 14 dicembre 2010

A palavra sustentabilidade

As palavras vão entrando e saindo de moda conforme as proposições de cada momento, as necessidades e as vontades daqueles que detêm o poder temporal, seja político ou econômico. É curioso, por exemplo, perceber o que ocorre com a palavra "sustentabilidade". Para o mundo capitalista, ela significa apenas a melhor maneira de auferir mais lucro com os seus negócios. É poder, por exemplo, dispor dos recursos da natureza, visando auferir mais e mais lucros e atingir alto nível de desenvolvimento em benefício pessoal ou de uma nação em particular. Não importa, para estes, se existem outros com os quais se devam dividir esses bens.

Mas a sustentabilidade verdadeira está justamente em se gastar e consumir menos para que outros, não apenas dessa geração, mas de gerações futuras também possam vir a se beneficiar desses bens que a Terra nos proporciona.

É preciso, portanto, que haja uma radical mudança de paradigma. Não basta mais reciclar, reutilizar, reduzir o consumo, é preciso que se mude esse modelo perverso de produção e de consumo desenfreado. Uma drástica redução de gastos das nações mais ricas. Uma redistribuição da riqueza mundial. Redução no usos de energia, sobretudo, de combustíveis fósseis.

Sustentabilidade, pois, é isso, garantir que as nações em desenvolvimento e as gerações futuras também possam vir a poder usufruir dos bens que a Natureza nos dá. Fabricar menos armas e produzir mais alimentos. Plantar mais amor e diminuir os pastos. Reduzir o consumo e, sobretudo, a produção de bens supérfluos.

Zacharias Bezerra de Oliveira

Nessun commento:

Posta un commento