sabato 11 settembre 2010

A Universidade e a construção do saber

Em meio ao ambiente propício da FACED-UFC, centenários manguezais, bem-te-vis que bailavam pelas janelas querendo adentrar e participar das discussões, colegas dos mais diversos ramos da ciência e três professores doutores à disposição: Luiz Botelho, Ana Iório e Paulo Barguil, eu aprendi como se dá a construção do saber no contexto cultural e as normas e formas das Práticas Educativas. Era a cadeira Didática do Ensino Superior que encerrava as disciplinas do mestrado no Programa Regional de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFC).
Aprendi com estes mestres que as Fábulas são a maneira de formar as pessoas no ambiente doméstico. Histórias com moral. Mostram o que é aceitável, inaceitável, valorizado ou não. É um princípio de formação. Destacam valores de humanidade e de solidariedade. Os Mitos, outra maneira de formar, referem-se a coisas que existem na natureza, na sociedade. O mito é extenso. Pode ser desconcertante pela crueza. Mostra que somos santos e diabos. Capazes da maldade, da esperteza, da enrolação. É um processo formador mais estruturado. Fábulas e Mitos, pois, estão dentro do processo formador que atravessa todas as civilizações. Ajudam a compreender a formação da sociedade.

PAIDEIA é o processo pelo qual se deu a formação do Homem grego. HUMANITAS, formação do Cidadão Romano. ESCOLÁSTICA, formação do Cristão Católico. Grande parte da educação brasileira, por exemplo, é moldada nestes princípios trazidos a nós pelos Jesuítas (1549). DIDÁTICA (Século XVIII), que surgiu no contexto da Reforma Protestante. Proposta de educação para todos: meninos e meninas. A finalidade era ensinar a todos a lerem os textos sagrados para se salvarem. Ler é fundamental para a salvação. A REVOLUÇÃO FRANCESA traz o Contrato Social (Rousseau). Direitos e deveres da cidadania. Direitos e deveres de homens e mulheres terem 4 anos de educação básica. Técnicas de ensino. Emancipação. Educação para a salvação, para o consumo... O Ensino Superior.

Mas o que é o Ensino Superior? Existe por acaso um ensino inferior? (Bom, existe o Ensino Médio). O Ensino Superior, digamos, é para pessoas que já foram domesticadas, treinadas e sabem quais são as suas responsabilidades e limitações. É um processo de construção da autonomia intelectual. O Ensino Superior existe para completar o processo de autonomia dos alunos. É um ensino para adultos extremamente sofisticados. A plena VERDADE não existe. O discurso é certo, é provável, é plausível, é certificado pela Academia, que está aí para ajudar a construir o perfil sociocultural, para nos auxiliar a construirmos nossa autonomia intelectual.

A Universidade era uma concessão territorial. Os professores não pagavam impostos. O estudante universitário não participava em refregas. Ter direito a usar cores, Brasão de Armas, o Campus Universitário são memórias de um passado glorioso que construiu o patrimônio da Academia. Direito a um diploma universitário. Antes só podia ser professor quem fosse filho de professor. Hoje é a avaliação pelo mérito feito pelos pares a critério da Universidade ao longo do processo de formação. A construção de uma identidade socialmente reconhecida tem como cenário a construção de um saber. É para isto que nos preparamos no Ensino chamado Superior. O mérito é aferido através de exames. Há uma articulação com o conhecimento. É prazeroso. Cada um encontra o tema que lhe agrada.

Para isso, temos a METODOLOGIA. Há um plano de ensino. Um planejamento prévio. Um ciclo pedagógico. A condução do processo. Plano. Previsão. Avaliação. Controle. São palavras-chave que indicam ser o ensino SUPERIOR para adultos responsáveis, para aqueles que, como o bem-te-vi na janela, querem entrar e participar. É a construção do saber.

Zacharias Bezerra de Oliveira

2 commenti:

  1. Adoro seus textos e gostaria de saber qual o seu telefone! Sou cearense de Canoa Quebrada e resido com minha família em Jaguaruana, me chamo Raimundo Nonato e tenho 67 anos. E-mail de contato: gregorioxv@hotmail.com

    Por favor entre em contato comigo, dando-me seu telefone para que possa entrar em contato, certo? Muito obrigado Frade, que Deus o ilumine!

    RispondiElimina
  2. Boa noite, Frei Hermínio! Cheguei ao seu blog quando procurava para os meus alunos textos sobre o termo "imexível" criado por Rogério Magri. Gostei muito de seu blog e o coloquei como indicação dentro do meu.

    Um abraço! Paz e Bem!
    Andréa Motta

    RispondiElimina