sabato 24 aprile 2010

NEOLEXIA

A neolexia, do grego neo = novo + lexia, de lexis = palavra é a parte da linguística que trata da criação de palavras. Com o conhecimento aprofundado deste tema você pode tornar-se um neologista ou ser capaz de entender o significado dos neologismos que encontrar em suas leituras. Também conhecida por onomaturgia = trabalho de fazer nomes, a neolexia já era uma atividade raramente encontrável na época de Platão (428-347 a.C) na Grécia.

Para criar palavras é necessário conhecimento dos prefixos vernáculos e dos prefixos e sufixos gregos e latinos, além de conhecer outros termos gregos e elementos de outras línguas. A partir daí você poderá “criar” nomes compreensíveis, lógicos e aceitáveis. Atenção: “criar” e não “inventar”. Um exemplo de neologismo que foi muito bem aceito em todas as línguas é a palavra burocracia = o poder da mesa, criada pelo economista francês Jean-Claude M; Vincent (1712-1759), numa junção da palavra francesa “bureau” = mesa com a palavra grega “cracia” = poder. O burocrata, palavra derivada, senta-se atrás de uma mesa e tome exigências para atender as demandas da população. No Brasil, a burocracia estatal exige até “Atestado de Vida” passado em Cartório em determinadas situações.

Sambódromo e camelódromo são exemplos de neologismos com hibridismos estranhos. Caso você não venha a criar palavras, este exercício é importantíssimo para ajudá-lo a entender os neologismos encontrados. Exemplos: a letra a- colocada diante de certas palavras cria um novo vocábulo, como em acéfalo (a = sem + cefalé = cabeça). No caso de a palavra começar por vogal a partícula privativa a- transforma-se em an-: anaeróbio, composta por na+aero+bio = vibrião que vive sem oxigênio.

Outro exemplo que poderá facilitar o entendimento deste exercício é a palavra cosmonauta (do grego kosmós = universo + naus = navio + a partícula ta), criada pelos russos em 1960; os estadunidenses, por conta da guerra fria, rebateram com a criação da palavra astronauta (do grego áster, astro + nauta); em 1998, ao ingressar a China na corrida pela exploração do espaço, Chiew Lee Yih criou um neologismo para designar um chinês navegando pelo espaço: taikonauta (junção da palavra taikong = espaço em mandarim + a palavra grega e latina nauta.

1. Tente explicar o sentido das palavras em itálico nas seguintes orações e descreva os termos que a compõem:

a) Nas regiões equatoriais é necessário ser heliófugo;
b) As lutas religiosas sugerem a criação de um teódromo;
c) Escravos preferiam a dulocracia dos Quilombos à tiranocracia dos Engenhos;
d) As modelos, quando não sofrem de anorexia, sofrem de magiorexia.
e) O escritor Guimarães Rosa foi um exímio glossoplasta.

2. Dê o significado e diga quais os termos que compõem as palavras:
analfabeto, apatia, anestesia, afasia.

3. Crie uma palavra que descreva uma fobia, mania ou uma atividade profissional (pode ser a sua) ou uma atividade de lazer e diga quais os termos que a compõem.

4. Se possível, explique como foi o seu processo de criação.


Zacharias Bezerra de Oliveira

Nessun commento:

Posta un commento